Pular para o conteúdo

Quatro sugestões para quem faz parte de Grupos de Louvor

quatro sugestoes para quem faz parte de grupos de louvorSugestão 1: considere não usar mais esse nome. “Grupo de Louvor” é a maneira como geralmente denominamos um grupo de música da igreja. O resultado é uma identificação muito apressada entre louvor e música que costuma empobrecer as duas coisas no entendimento popular. Louvor é mais do que música, e música pode ser muito mais do que louvor, embora as duas coisas sejam tratadas quase como sinônimas hoje em dia. Além disso, grupo de louvor mesmo é a igreja toda.

Sugestão 2: ao escolher os cânticos, utilize critérios que vão além de: “esse é bonito, vamos cantá-lo”. Você deve estar pensando: “lá vem mais um pastor falando da letra, como se ela fosse a única coisa que importasse…” Não! Embora a letra seja uma parte muito importante de uma canção, não é a letra que tenho em mente aqui; é a música mesmo. Existem músicas que são mais congregacionais, que engajam a comunidade, e outras que não fazem isso. E é uma lástima ver a comunidade tentando cantar algo que ela não consegue. Eu não sou um especialista para dizer o que faz com que uma música cumpra bem ou não esse papel, mas não precisa ser especialista para perceber que às vezes o povo está dentro, mas outras ele até tenta mas não consegue ir.

Sugestão 3: na toada da sugestão anterior, saiba que se o povo não está com você, alguma coisa deve estar errada. Às vezes é a escolha da música, como acabei de mencionar. Outras vezes é só volume mesmo. Lembre-se: você é um instrumento para fazer o povo cantar. Quando você usa um volume que impede que elas se ouçam, você as inibe. É como se você estivesse dizendo sem palavras: “não cante; apenas ouça”.

Sugestão 4: abra os olhos e interaja visualmente com as pessoas. Se tudo o que importasse fosse a sua voz, não seria necessário ir à frente; você poderia ficar cantando com o microfone, do banco mesmo. O pressuposto de sua estada lá é o de que o culto é um movimento coletivo em que a comunidade é conduzida em seus diferentes momentos. Quando você toma lugar à frente, você o faz para auxiliar seus irmãos no canto congregacional. Então, comunique-se com eles através de sua postura e olhar.

Obrigado por seu ministério! Que Deus te abençoe e te habilite a servir melhor a Ele, servindo a seus irmãos!

Compartilhe!