Pular para o conteúdo

Satanás está preso

Satanás está preso

Jesus ensinou que ele veio para desfazer as obras do Diabo (1 Jo 3:8) e que, para isso, era necessário que ele o amarrasse e lhe tirasse o poder (Lc 11:21-28). Essa amarração de Satanás aconteceu na cruz, onde Jesus despojou os principados e potestades e triunfou sobre eles (Cl 2:15), aniquilando aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo (Hb 2:14). O teólogo Douglas Kelly explica que “como resultado da obra consumada de Cristo ao morrer na cruz, ao ressuscitar dos mortos, ao ascender ao Pai e ao ser coroado no trono de glória, Satanás perdeu seu poder de enganar os incontáveis milhões de pagãos que ele antes mantinha cegos para a verdade salvífica de Deus” ¹.

Essa prisão de Satanás não significa que ele esteja totalmente inativo, mas que ele está limitado em sua atuação, especialmente no que diz respeito ao avanço do evangelho entre as nações. Em Apocalipse 20, João vê um anjo que prende o Diabo por mil anos, impedindo-o de enganar as nações (Ap 20:1-3). Esse período de mil anos simboliza o tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, em que ele reina com os seus santos ressuscitados (Ap 20:4-6). O número mil é usado figurativamente para indicar uma grande quantidade ou plenitude, não um período literal de tempo. O teólogo Simon Kistemaker afirma que “o número mil é um múltiplo de dez, que na Bíblia representa a totalidade. Portanto, o número mil significa a totalidade do período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo” ².

No final desse período, Satanás será solto por um pouco de tempo, para fazer a sua última investida contra o povo de Deus, mas será derrotado e lançado no lago de fogo, onde sofrerá o castigo eterno (Ap 20:7-10). Esse evento coincide com a segunda vinda de Cristo, que trará a ressurreição dos mortos e o juízo final (Ap 20:11-15; 1 Co 15:23-28). O apóstolo Paulo ensina que Cristo reinará até que todos os seus inimigos sejam subjugados, sendo o último deles a morte (1 Co 15:25-26). Então, ele entregará o reino ao Pai, para que Deus seja tudo em todos (1 Co 15:28). O teólogo Anthony Hoekema resume: “Satanás está agora preso no sentido de que ele não pode impedir a expansão do evangelho entre as nações. No final da era, ele será solto por um breve período, durante o qual ele fará um último esforço para destruir a igreja. Mas ele será derrotado e lançado no lago de fogo, onde sofrerá o tormento eterno” ³.

Sendo assim, podemos afirmar que Satanás já está preso, mas não totalmente. Ele ainda pode tentar, acusar e oprimir os cristãos, mas não pode frustrar o propósito de Deus de salvar um povo de todas as tribos, línguas, povos e nações. A vitória final de Cristo sobre Satanás é certa e gloriosa, e nós esperamos por esse dia com fé e esperança.

¹: Douglas Kelly, A prisão de Satanás. Disponível em: Ministério Fiel. https://ministeriofiel.com.br/artigos/a-prisao-de-satanas.
²: Simon Kistemaker, Comentário do Novo Testamento: Apocalipse. São Paulo: Cultura Cristã, 2004, p. 548.
³: Anthony Hoekema, A Bíblia e o Futuro. São Paulo: Cultura Cristã, 2003, p. 241.

Compartilhe!
Marcações: