Pular para o conteúdo

O que Jesus quis dizer com dar a outra face? E o que não quis dizer?

o que jesus quis dizer com dar a outra face e o que nao quis dizer

Os ensinos de Jesus são sempre desafiantes, não só quanto ao entendimento correto deles, mas também quanto a prática deles no dia a dia. Vamos aprender o que realmente quer dizer dar a outra face para que fique clara a intenção de Jesus nesse ensino.

O que Jesus quis dizer com dar a outra face?

O famoso texto onde Jesus ensina sobre dar a outra face está em Mateus 5:39: “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra.”

A primeira coisa a entender é que esse texto está inserido no trecho que vai do verso 38 até o 42 e que fala sobre vingança pessoal.

As leis do Antigo Testamento sobre punição de erros de uma pessoa tinham o objetivo de adequar a punição ao erro cometido para evitar excessos. É o princípio da proporcionalidade. Porém, aos poucos, as pessoas começaram a achar que a vingança pessoal era aceita por Deus evocando o “olho por olho, dente por dente” fora da intenção original do mandamento que Deus deu. Jesus está combatendo isso.

Os servos de Cristo deveriam ser capazes de controlar a sua reação quando fossem insultados ou agredidos. Dar a outra face é não se render à vingança pessoal, mas ser sábio na forma de reagir às injustiças e violências sofridas, de forma que Deus seja glorificado em nossas ações e reações. Quando reagimos pagando o mal com bem impactamos as pessoas com um forte testemunho a respeito da ação de Deus em nossas vidas. Quando pagamos o mal com mal apenas mostramos que somos iguais aos que nos agridem. Esse é o foco principal do ensino de Jesus.

O que Jesus não quis dizer com dar a outra face?

Dar a outra face não quer dizer que devemos nos manter em uma posição de sermos agredidos sempre. Jesus não está nos mandando estar sempre diante de quem nos agride nos apresentando a esse tipo de pessoa como um saco de pancadas. Quando somos agredidos, pagamos o mal com o bem, mas tomamos providências para que tais situações não ocorram novamente como, por exemplo, estar a certa distância do agressor ou mesmo buscar reparação na forma da lei através da justiça.

Dar a outra face não significa abrir mão de nossos direitos. Temos, por exemplo, o apóstolo Paulo diante de uma situação injusta que viveu, apelando para que fosse julgado por César, pois tinha direito a isso como cidadão romano que era:

“Caso, pois, tenha eu praticado algum mal ou crime digno de morte, estou pronto para morrer; se, pelo contrário, não são verdadeiras as coisas de que me acusam, ninguém, para lhes ser agradável, pode entregar-me a eles. Apelo para César.” (Atos 25:11)

Paulo não escolheu a vingança pessoal, antes, colocou o caso nas mãos de quem era apto para julgar a questão, cumprindo assim o ensino de Jesus. Isso nos mostra que dar a outra face não significa que temos de abrir mão de nossos direitos legais. Podemos recorrer a eles quando isso for justo.

Dar a outra face não é aguentar injustiças calado. Quando somos injustiçados de alguma forma (ou vemos outros sendo injustiçados), devemos reagir de modo cristão (sem sermos vingativos), com mansidão e perdão se for o caso, porém, certas injustiças não devem ser aguentadas dia após dia de forma passiva. Jesus ensinou Seus discípulos que são “bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça” (Mateus 5:10), o que implica em estarmos buscando sempre viver e agir em prol da promoção da justiça nesse mundo. Agir dessa forma não quebra o ensino de Cristo de dar a outra face.

Finalizo dizendo que a maioria das afrontas que vivemos no dia a dia nos instigará a nos vingar do ofensor com nossas próprias mãos. Esse é o curso natural do homem pecaminoso. Mas Jesus nos chama a reagirmos com perdão e uma gigantesca ousadia dando a outra face, fazendo com que o ofensor seja impactado com o poder de Deus que emana das boas ações. Se o caso for grave, podemos saber que existe um Deus justo vendo tudo e que a punição pertence a Ele:

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” (Romanos 12:19)

Fonte: Esboçando Ideias

Compartilhe!