Pular para o conteúdo

Rappers Calvinistas

rappers calvinistasUma novidade no cenário musical americano tem chamado a atenção pelo seu sucesso e por apostar em algo improvável.

Alguns músicos cristãos estão compondo músicas com letras que trazem explicitamente ideias de líderes reformados. Várias incluem referências diretas aos escritos de teólogos como John MacArthur, John Piper, C. J. Mahaney, e outros.

Curtis “Voice” Allen chegou a gravar no ano passado um rap sobre o Catecismo de Heidelberg (vídeo abaixo), importante documento e declaração de fé reformada criada em 1563. Mas Curtis não está sozinho. Talvez o mais famoso desses “ministros do rap” no momento seja Lecrae, co-fundador da Reach Records (o selo dos rappers reformados) e líder do ministério Reach Life. Ele tem chamado a atenção de mídias seculares como a MTV e foi até indicado ao Grammy.

Some-se a esta lista Trip Lee, Shai Linne e Flame, que também usam rimas rápidas e batidas compassadas para fazer verdadeiros sermões em forma de hip-hop. Afinal, muitos estão acostumados a pregar com regularidade em suas igrejas.

rappers calvinistas descricao

Embora esses raps estejam longe de serem adotados durante o período de louvor das igrejas reformadas, tem o apoio de teólogos como D. A. Carson e Anthony Bradley.

O mais surpreendente é ver que esse movimento parece ter influenciado rappers não cristãos a gravarem músicas falando sobre questões teológicas, como fez Rhymefest. Algo impensável um tempo atrás, já que os grandes nomes do movimento hip-hop ficaram conhecidos por suas letras que fazem apologia a violência, sexo, crime e uso de drogas.

Pode-se até dizer que o que esses pastores/rappers estão fazendo não é algo totalmente novo. Martinho Lutero poderia ser considerado o primeiro “rapper” reformado. Durante a Reforma Protestante, que mudou a história da Igreja no século XVI, Lutero já usava rimas compassadas para ajudar as pessoas a memorizar os 10 Mandamentos, o Credo Apostólico e passagens bíblicas. Na época, Lutero declarou que “isso ajudava os mais jovens a se livrar da influência das músicas carnais e lhes dava algo de valor”.

https://www.youtube.com/watch?v=RYq06-K3k20
Tradução do refrão

Nós cremos na cruz, cremos na Sua vida.
Nós cremos na Sua morte, cremos que Ele é o Cristo.
Nós cremos que Ele levantou da sepultura, sim é Ele!
E nós lemos o Catecismo de Heidelberg.

Nós cremos na vida após a morte
e nós cremos que nada vai além de Cristo.
Por isso nós estamos firmes, porque
a verdade está presente da Palavra ao Heidelberg.

Fonte: Agência Pavanews, com informações de Christianity Today.

Compartilhe!