Pular para o conteúdo

Quantos amigos você tem no Facebook?

Quantos amigos você tem no Facebook?Quantos amigos você tem no Facebook? Eles são realmente seus amigos? Ou são apenas pessoas conhecidas (e até desconhecidas) que você adicionou? Ter mais de 200 amigos pode ser um problema para utilizar a rede de forma saudável. Você já pensou em fazer uma limpeza na sua lista de amigos do Facebook?

Se você tem centenas ou milhares de amigos adicionados, provavelmente não está dando a devida atenção aos que realmente importam. É impossível que você se interesse por tanta gente, e talvez seja a hora de repensar suas conexões no mundo virtual.

É interessante, por exemplo, encontrar os antigos colegas da escola e aqueles conhecidos do bairro. Mas isso não significa que vocês tenham muitas coisas em comum. Adicioná-los pode ser desnecessário. O importante é saber qual é o seu objetivo no Facebook, porque, geralmente, a utilidade está em manter contato com pessoas que realmente interessam.

Fazer uma limpeza na lista de contatos faz parte do processo natural do relacionamento nas redes. É necessário realizá-la se quisermos nos manter conectados com as pessoas que tem alguma relevância em nossas vidas.

Não devemos ser mal-educados e deselegantes, e sair simplesmente deletando as pessoas que nós mesmos adicionamos (ou aceitamos) em algum momento.

Uma boa forma é publicar uma mensagem em seu próprio perfil informando que você pretende fazer uma limpeza na lista de contatos. Peça para que aqueles que desejam permanecer na lista curtam e/ou comentem a mensagem. Depois, verifique aqueles que interagiram e decida quais deles devem permanecer e quais podem ser excluídos.

Estas perguntas podem te ajudar na hora de tomar a decisão:

  • Se não quer que alguém veja as suas coisas, por que ele é seu amigo?
  • Se alguém vive publicando material inconveniente, por que você o segue?
  • Se você nem lembra quem é a pessoa, vocês são realmente amigos?
  • Qual a sua real intenção ao manter determinada pessoa na lista?

Dificilmente ocorrerá, mas caso alguém pergunte porque você desfez a amizade, você pode dizer que a sua conta estava impossível de ser administrada e que espera que a pessoa entenda.

Também pode ser interessante fazer uma limpeza na lista de páginas e grupos que você segue, mantendo apenas aquilo que for útil e edificante. O excesso de informações e distrações nos roubam o foco das coisas que são realmente importantes.

Compartilhe!