Pular para o conteúdo

Livro “O Peregrino” e sua influência

livro o peregrino e sua influenciaSe você é um cristão antenado, com certeza já ouviu falar do livro “O Peregrino” escrito por John Bunyan, publicado na Inglaterra em 1687 e traduzido para diversos idiomas. Se não leu o livro, ao menos já deve ter visto o filme. A influência deste best-seller na história do cristianismo é surpreendente.

Até hoje vemos novidades relacionadas à obra: quadros, filmes, games, peças de teatro e outros. Neste artigo selecionamos alguns, começando pelo alcance mundial do próprio livro, que também já tem diversas versões em português.

LIVRO

livro o peregrino e sua influencia livroO livro é uma alegoria da vida cristã. Bunyan relata que escreveu “O Peregrino” como uma forma de alertar sobre os perigos e dificuldades enfrentados por aqueles que seguem os ensinamentos bíblicos e buscam um caminho de obediência a Deus. A obra pretende levar o leitor a refletir sobre como deve ser vigilante na vida terrena, simbolizada pela jornada de Cristão, o protagonista do livro.

Desde sua publicação, o livro jamais deixou de ser impresso. Depois da Bíblia, este é o livro mais conhecido no meio cristão não somente de fala inglesa, mas de diversas línguas, inclusive na China, onde, clandestinamente, chegou-se a produzir 200 mil cópias que foram distribuídas em apenas três dias.

QUADRO

livro o peregrino e sua influencia quadroO polêmico quadro “Os Dois Caminhos” mereceria um artigo só com a história dele. Bastante tradicional durante décadas, muitos cristãos protestantes ainda mantêm esse antigo quadro em suas casas. O quadro apresenta os dois caminhos existentes de acordo com a Bíblia Sagrada: o caminho da salvação, cuja a porta é menor e estreita, e o caminho da perdição, com a porta mais larga e atraente.


JOGO ELETRÔNICO

livro o peregrino e sua influencia jogo eletronicoOutra influência está no game para computador chamado Caminho Estreito“. Livremente inspirado no livro de Bunyan e outros autores, o jogo no estilo RPG é repleto de mensagens bíblicas e possui fácil jogabilidade.

O enredo conta a história de um jovem que mora na Cidade da Condenação, mas foge de lá com medo das tropas da Lei que querem entregá-lo ao tribunal da Ira do Todo-Poderoso. Armado com a Palavra de Deus e o escudo da fé, ele embarca em uma aventura incrível rumo à Cidade da Eterna Liberdade, enfrentando forte oposição de demônios, monstros, ladrões e do próprio diabo.

O jogo pode ser baixado gratuitamente aqui no site.


JOGO DE TABULEIRO

livro o peregrino e sua influencia jogo de tabuleiroEste divertido jogo de tabuleiro chamado “A Jornada do Peregrino: O Jogo” foi lançado pela editora CPAD, e pode garantir horas de diversão e aprendizado.


FILME

livro o peregrino e sua influencia filmeE não poderíamos deixar de mencionar o mais recente filme O Peregrino, Uma Jornada para o Céu, também baseado no livro. É um ótimo filme para assistir com a família e com os amigos.

EXTRAS

Rap “O Peregrino” (Setor D’ Resgate)
Informações sobre John Bunyan

Compartilhe!