Pular para o conteúdo

Fuja do Pentecostalismo – Parte 25

fuja do pentecostalismo parte 25Na sétima parte já respondemos vários questionamentos que nos foram enviados. Esta aqui é mais uma série de perguntas e objeções respondidas. São perguntas que recebemos nos comentários da série Fuja do Pentecostalimo e também por email.

Qual a diferença entre pentecostal e neopentecostal?

Historicamente, o neopentecostalismo é uma segunda onda de pentecostalismo.

Inicialmente, o pentecostalismo era restrito à denominações dissidentes. Mas algumas décadas após o surgimento, o movimento ultrapassou as barreiras denominacionais e se infiltrou em denominações históricas como luterana, batista, presbiteriana, congregacional, etc, chegando até mesmo ao catolicismo romano. À essa abertura das igrejas históricas ao movimento pentecostal chamamos de neopentecostalismo, ou movimento carismático.

Porém, considerando o grande número de denominações e grupos envolvidos na questão, e as inúmeras variações, esses termos acabam se tornando um pouco confusos, e as aplicações que cada estudioso faz deles pode variar.

No Brasil, por exemplo, geralmente se usa o termo neopentecostal para se referir às novas e mega igrejas como Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus, Renascer em Cristo, e similares. Suas doutrinas são marcadas especialmente pela Teologia da Prosperidade. Por causa disso, igrejas conservadoras que aderiram ao pentecostalismo (mas que não pregam a Teologia da Prosperidade) preferem utilizar termos como “avivadas” ou “renovadas”. Exemplos desse tipo de igreja são: Igreja Batista Nacional e a Igreja Presbiteriana Renovada.

Agora, do ponto de vista teológico, o neopentecostalismo é apenas uma consequência do pentecostalismo. Ambos são marcados pelo subjetivismo, experiencialismo e misticismo. A doutrina da segunda benção e a crença na contemporaneidade dos dons apostólicos é o alicerce de ambos.

Se estão atacando o pentecostalismo, por que há clipes de cantores e grupos pentecostais no site?

Bom, não há apenas clipes, mas também alguns artigos e sermões de pregadores pentecostais em nosso site. O problema do pentecostalismo é apenas o pentecostalismo, isto é, as doutrinas distintivas do movimento pentecostal. Os pentecostais que confessam as verdades fundamentais dos cristianismo são cristãos, somente estão equivocados com respeito às doutrinas pentecostais e precisam se corrigir nessa área.

Todo material publicado em nosso site é previamente analisado. Verificamos se o que estamos postando está de acordo com a Escritura. Nem sempre as informações sobre o autor estão disponíveis. Exemplo: nem sempre é possível saber se tal artista ou banda é calvinista, arminiana, pentecostal, católica, adventista, etc. Muitas vezes são grupos mistos, ou nem sequer declaram publicamente sua confissão. Então, se a letra e as cenas do clipe estão de acordo com a verdade, publicamos confiando que os nossos leitores também exercerão discernimento bíblico.

O fato de um determinado autor/pregador/cantor constar em nosso site, não significa que aprovamos tudo o que ele faz/ensina.

Se o dom de cura não é para os dias de hoje, como fui curado através da oração de homens de Deus?

Se eles oraram a Deus pedindo pela sua cura, significa que não possuem o dom de curar. Se o Espírito tivesse lhes concedido esse dom, simplesmente determinariam a cura em nome de Jesus, assim como faziam os apóstolos. Veja:

“Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)

Nós acreditamos que Deus realiza curas ainda hoje, em resposta às orações dos crentes. Porém, negamos totalmente que ainda haja pessoas autorizadas por Deus para realizar a cura em Seu nome.

Quem tem certeza daquilo que acredita não precisa ficar atacando outras teologias.

A Bíblia nos ensina tanto a ensinar a verdade quanto combater o erro.

“Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” (2 Timóteo 4:1-4)

O pentecostalismo tem feito muito bem à humanidade!

O pentecostalismo não tem feito bem algum a ninguém. Reconhecemos que irmãos pentecostais tem realizado bons trabalhos, tanto socialmente quanto no evangelismo. Porém, tem feito isso apesar de serem pentecostais, e não porque são.

Vale lembrar também que, na área social, grupos seculares e religiosos de todos os tipos também tem feito trabalhos semelhantes. E do ponto de vista espiritual, igrejas cristãs não-pentecostais também investido muito em evangelismo e missões. Portanto, o pentecostalismo não traz vantagem alguma.

Os pentecostais serão condenados por Deus?

Essa é uma pergunta difícil de responder porque envolve muitos aspectos.

Como já dissemos, os pentecostais que sustetam as verdades fundamentais do cristianismo como “inerrância e infalibilidade da Bíblia, morte expiatória de Jesus Cristo, a justificação pela fé, Trindade, etc”, são cristãos, e só estão enganados com relação às doutrinas pentecostais. Porém, a partir do momento que eles são alertados e reconhecem que estão no erro, devem se corrigir. Se não fizerem, Deus os julgará.

Já aqueles que, além de pentecostais, negam as verdades essenciais do cristianismo, não são cristãos de forma alguma. O problema com esses não é meramente o pentecostalismo.

Para ser avisado quando forem publicados novos artigos da série, assine o Feed por Email.

Compartilhe!