Pular para o conteúdo

Fuja do Pentecostalismo – Parte 02

fuja do pentecostalismo parte 02Dando prosseguimento à série Fuja do Pentecostalismo, veremos neste artigo alguns vídeos com reuniões pentecostais.

São cenas fortes de histeria coletiva, transe, desordem e gritaria. E o problema não está somente no fato dessas coisas ocorrerem, mas de atribuírem a autoria de tais bizarrices ao Santo Espírito de Deus.

Esqueceram-se da advertência do Senhor:

“Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.” (Mateus 12:31)

O primeiro vídeo é de Benny Hinn, um dos líderes pentecostais mais famosos do mundo. Seus livros ocupam prateleiras inteiras em algumas livrarias “evangélicas”. Uma de suas obras mais populares é Bem-Vindo, Espírito Santo. Nela, Hinn relata vários de seus supostos diálogos com Deus e as revelações diretas recebidas dEle.

Confira o vídeo onde multidões ensandecidas caem diante de seu “poder”, em cenas cinematográficas e exibicionistas:

https://www.youtube.com/watch?v=5lvU-DislkI
O vídeo seguinte é de um culto típico em uma denominação expoente do movimento pentecostal no Brasil. São pessoas pulando, girando e gritando freneticamente, em danças e movimentos muito semelhantes aos realizados nos cultos do baixo espiritismo. Falaremos sobre essas semelhanças nos próximos artigos. Os pentecostais denominam popularmente este momento como “Reteté”. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=VAk3fXqM5Ug
O terceiro é de uma manifestação comum em alguns círculos pentecostais, conhecida como unção do riso, ou benção de Toronto. Seus principais proponentes são Kenneth Hagin e Kenneth Copeland, autores também muito populares:

https://www.youtube.com/watch?v=gAPrwXU23xw
Como se pode ver, o movimento pentecostal adquire várias formas, mas a essência mística, sensacionalista e irracional é sempre a mesma. A busca é constante por manifestações sobrenaturais e grande parcela dos grupos pentecostais são centralizados em determinados líderes proeminentes e supostamente ungidos por Deus.

Compartilhe!