Pular para o conteúdo

Escudos dos Apóstolos

Estão incluídos os apóstolos originalmente chamados por Jesus, excluindo Judas Iscariotes (que foi substituído por Matias), e o apóstolo Paulo, chamado posteriormente no caminho de Damasco.

escudos dos apostolos pedroPedro
Também conhecido como Simão e Cefas. Era irmão de André. Pedro morreu crucificado em uma cruz invertida porque não se sentia digno de morrer em uma cruz na mesma posição que seu Senhor. Seu escudo mostra uma cruz invertida e duas chaves cruzadas – as “chaves do Reino”. As chaves se referem à confissão de Pedro e às palavras de Jesus sobre o poder de “prender” e “soltar” na terra e no céu. (cf. Mateus 16:15-20).
escudos dos apostolos tiago maiorTiago
Também chamado de Tiago Maior, era filho de Zebedeu e irmão de João. Foi o primeiro a ser martirizado. O rei Herodes o decapitou por volta de 44 dC. É o único apóstolo cuja morte foi registrada na Escritura (cf. Atos 12:2). O símbolo visto em seu escudo é a concha de vieira, um sinal de peregrinação pelo mar.
escudos dos apostolos joaoJoão
João, um pescador, irmão de Tiago Maior, era conhecido como “o discípulo a quem Jesus amava”. Ele era um amigo muito próximo de Jesus desde o início de seu ministério. João foi o único apóstolo a morrer de morte natural. Seu escudo exibe uma serpente e uma espada, lembrando a realidade do pecado do homem e o poder da Espada do Espírito sobre o pecado.
escudos dos apostolos andreAndré
O símbolo mais comum de André é a cruz em forma de X, na qual se acredita ter sido martirizado. Dizem que enquanto André estava morrendo, ele continuou a pregar para as pessoas ao seu redor. No escudo, dois peixes se cruzam em cima de uma âncora, significando sua profissão inicial e seu ministério como “pescador de homens”.
escudos dos apostolos filipeFilipe
A cruz no escudo de Filipe pode se referir ao poder da cruz sobre os ídolos, ou ao modo da morte de Filipe, tradicionalmente considerado crucificação. A sua cruz é brotada, cujas extremidades estão em forma de trevo, simbolizando a Trindade. Os pães representam sua presença com Jesus na alimentação dos cinco mil.
escudos dos apostolos bartolomeuBartolomeu
Alguns acreditam que Bartolomeu é o mesmo que Natanael. Segundo a tradição, Bartolomeu ganhou o rei Polymus da Armênia para o Cristianismo, mas irritou muito o irmão do rei. Por conta disso, foi esfolado, crucificado e decapitado. Seu escudo exibe três facas esfoladoras.
escudos dos apostolos mateusMateus
A tradição ensina que Mateus, o cobrador de impostos que se tornou discípulo, foi para a Etiópia depois de pregar aos judeus na Palestina. Ele foi martirizado ali, crucificado em uma cruz tau (em forma de T) e decapitado. Seu escudo exibe três sacos de dinheiro, um símbolo de seu trabalho como cobrador de impostos.
escudos dos apostolos tomeTomé
Foi selecionado para evangelizar na Índia, onde pregou e estabeleceu muitas igrejas. Por fim, foi martirizado por apedrejamento. Seu escudo mostra três pedras e um cinto de couro. As pedras simbolizando o modo de sua morte. O cinto significa amarrar roupas soltas e esvoaçantes quando um homem dos tempos bíblicos se prepara para uma ação vigorosa.
escudos dos apostolos tiago menorTiago, Menor
A tradição diz que Tiago Menor, aos 96 anos de idade, foi jogado do topo do templo em Jerusalém, espancado e depois apedrejado. Perto da morte, ele se levantou para pedir perdão por seus inimigos. Seu escudo exibe um moinho de vento, pois acredita-se que ele tenha sido missionário nos países baixos da Europa.
escudos dos apostolos simaoSimão
Também chamado Simão, o Zelote, era frequentemente o companheiro de Judas em viagens missionárias. Seu escudo exibe um machado de batalha, que indica a maneira pela qual se acredita que ele tenha encontrado a morte de um mártir – seja decapitado ou sendo serrado em pedaços.
escudos dos apostolos judasJudas
Judas, também conhecido como Tadeu e filho de Tiago, viajou com Simão, o Zelote, em viagens missionárias. A maneira da morte de Judas é desconhecida, mas o martírio é a crença aceita. Seu escudo, sugerindo suas jornadas, carrega um veleiro.
escudos dos apostolos matiasMatias
Escolhido para substituir Judas Iscariotes (cf. Atos 1:15-26), foi um dos discípulos originais de Jesus, estando com Ele desde o batismo por João Batista. Matias serviu como missionário na Judéia. Pensa-se que ele tenha sido apedrejado ou decapitado por pregar o Evangelho. Seu escudo carrega um machado de batalha sobre uma Bíblia aberta.
escudos dos apostolos pauloPaulo
Também conhecido como Saulo de Tarso, Paulo é um dos mais conhecidos dos apóstolos. O escudo de Paulo tem uma Bíblia aberta e, sobre a Bíblia, uma espada. “Pegue o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.” (Efésios 6:17).

Os Escudos dos Apóstolos foram criados por J. Wippell & Co. Ltd.

Fonte: 2pc.org via Frases Protestantes

Compartilhe!