Pular para o conteúdo

Dez mandamentos para educar os seus filhos

dez mandamentos para educar os seus filhos01. Ensine-os a Palavra de Deus

“Ame o SENHOR, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua força. Guarde sempre no coração as palavras que hoje eu lhe dou. Repita-as com frequência a seus filhos. Converse a respeito delas quando estiver em casa e quando estiver caminhando, quando se deitar e quando se levantar.”
(Deuteronômio 6:5-7)

02. Diga-lhes o que é certo e o que é errado

“Por essa época, Adonias, filho de Davi e Hagite, começou a se gabar: ‘Eu assumirei o trono’. Providenciou carruagens e cavaleiros, e também cinquenta homens que serviam como sua guarda de honra. Seu pai nunca o havia disciplinado, nem sequer lhe perguntava: ‘Por que está fazendo isso?’. Adonias havia nascido depois de Absalão e também era muito bonito.”
(1 Reis 1:5,6)

03. Considere-os como dádivas de Deus

“Os filhos são um presente do SENHOR, uma recompensa que ele dá. Os filhos que o homem tem em sua juventude são como flechas na mão do guerreiro. Feliz é o que tem uma aljava cheia delas; não será envergonhado quando enfrentar seus inimigos às portas da cidade.”
(Salmos 127:3-5)

04. Guie-os no caminho do Senhor

“Ensine seus filhos no caminho certo, e, mesmo quando envelhecerem, não se desviarão dele.”
(Provérbios 22:6)

05. Discipline-os

“Discipline seus filhos, e eles darão paz a seu espírito e alegria a seu coração.”
(Provérbios 29:17)

06. Ame-os incondicionalmente

“Então voltou para a casa de seu pai. Quando ele ainda estava longe, seu pai o viu. Cheio de compaixão, correu para o filho, o abraçou e o beijou. O filho disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, e não sou mais digno de ser chamado seu filho’. O pai, no entanto, disse aos servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa da casa e vistam nele. Coloquem-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Matem o novilho gordo. Faremos um banquete e celebraremos, pois este meu filho estava morto e voltou à vida. Estava perdido e foi achado!’. E começaram a festejar.”
(Lucas 15:11-32)

07. Não os provoque à ira

“Pais, não tratem seus filhos de modo a irritá-los; antes, eduquem-nos com a disciplina e a instrução que vêm do Senhor.”
(Efésios 6:4)

08. Conquiste o coração deles por meio dos exemplos

“Deve liderar bem a própria família e ter filhos que o respeitem e lhe obedeçam. Pois, se um homem não é capaz de liderar a própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?”
(1 Timóteo 3:4,5)

09. Supra as suas necessidades

“Aqueles que não cuidam dos seus, especialmente dos de sua própria família, negaram a fé e são piores que os descrentes.”
(1 Timóteo 5:8)

10. Transmita sua fé a eles

“Lembro-me de sua fé sincera, como era a de sua avó, Loide, e de sua mãe, Eunice, e sei que em você essa mesma fé continua firme.”
(2 Timóteo 1:5)

Compartilhe!