Pular para o conteúdo

Cinco cuidados ao assistir novelas bíblicas

cinco cuidados ao assistir novelas bíblicasAs novelas bíblicas, assim chamadas por serem inspiradas em histórias bíblicas, ganharam grande fama na tevê e também em serviços de streaming como a Netflix. Caíram do gosto de evangélicos e até de simpatizantes da Bíblia. No entanto, apesar de os temas tratados nessas novelas serem histórias bíblicas, alguns cuidados que vou citar a seguir, ao meu ver, são muito importantes para aqueles que querem acompanhar esse tipo de novela.

(01) Não troque a leitura da Bíblia pela novela bíblica

Um grande erro que vejo muitos cometerem é deixar de ler suas Bíblias para acompanhar apenas a novela bíblica. Como esse tipo de novela é apenas inspirada na Bíblia, temos nelas partes fiéis a trechos bíblicos, mas temos também muitos acréscimos, como personagens que não aparecem na Bíblia, mas são incluídos para compor a história, cenas e falas que não são mencionadas na Bíblia e por aí vai. Por isso, é sempre bom que você, além de acompanhar sua novela bíblica, caso goste desse tipo de arte, o faça, mas também confronte o que está assistindo com o texto bíblico real para que saiba o que está na Bíblia e o que é colocado a mais ali na novela para “encher” com mais cenas.

(02) Não tenha a novela como única fonte do seu conhecimento bíblico

Ligado ao ponto anterior, pelo fato de uma novela ser muito mais confortável e fácil de entender do que uma leitura da Bíblia, que exigirá muito mais estudo e esforço, muitos têm optado por trocar sua leitura da Bíblia pela novela. Esse é um grave erro, pois a novela foca em uma história de um único personagem (ou alguns) por longos períodos de tempo, buscando segurar a audiência com centenas de cenas que não aparecem na Bíblia, além, é claro, de comerciais que alongam o tempo da novela. Ficar apenas na novela não te ajudará a ter uma compreensão maior e mais ampla da Bíblia, além, é claro, da confusão que terá achando que coisas que estão na novela estão na Bíblia quando, na realidade, podem não estar. Por isso, não use a novela como única fonte de seu conhecimento da Bíblia!

(03) Confira toda a história lendo na própria Bíblia se ela está correta

Esse é um cuidado importante. Quando Paulo pregou em Beréia, chamou a atenção dele o comportamento daquelas pessoas: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (Atos 17:11). Observe que mesmo Paulo sendo um apóstolo, tinha suas palavras avaliadas por esses crentes! Apesar das novelas bíblicas avisarem (em letras bem pequenas, é verdade) que não apenas baseadas na Bíblia, muitos as têm como 100% fiéis a Bíblia, o que não é uma realidade. Por isso, se gosta de novelas bíblicas, acompanhe a história, confrontando com o relato bíblico, isso te ajudará a entender mais da Bíblia e ainda poderá aproveitar mais a novela, sabendo o que é fato bíblico e o que não é.

(04) Se a novela tira seu tempo de leitura da Bíblia, deixe de assistir a novela

Sabemos que o tempo da maioria das pessoas têm sido cada vez mais escasso. Se esse é o seu caso e seu tempo é pouco, prefira sempre o estudo da Bíblia a novelas bíblicas. Eu sei que a tentação é grande de trocar a Bíblia pela novela, devido a maior facilidade e comodidade mas, se precisar escolher, prefira se dedicar ao estudo direto na Bíblia, pois, como citei acima, isso te dará maior e mais profunda compreensão da Palavra de Deus do que a novela.

(05) Se puder, prefira assistir em serviços de streaming

A tevê é bastante popular, mas você já reparou o quanto de comerciais que existem em meio a um capítulo da novela bíblica? Isso tira muito do seu tempo que poderia estar dedicando ao estudo, a oração e a outras coisas espirituais. Uma alternativa são os serviços como a Netflix, onde a novela é colocada um tempo depois que passa na tevê. O bom desses serviços é que você pode assistir na hora que deseja e sem comerciais indesejados. Eu gosto de assistir séries bíblicas, mas não o faço na tevê, pois toma tempo demais. Nesses serviços de streaming consigo assistir na metade do tempo e assim libero mais tempo para minhas leituras da Bíblia! Use seu tempo com sabedoria!

Fonte: Esboçando Ideias

Compartilhe!