Pular para o conteúdo

Arpeggios Insulares

arpeggios insularesO tempo passa…

Iniciei a escrita deste livro logo após a publicação do meu primeiro, “A palavra não escrita”, em formato ebook. Transcorridos pouco mais de um ano e meio, apresento ao leitor o trabalho demorado em dias, e exíguo em linhas. São quarenta e seis poemas que tratam de vários temas, mas que têm a mesma visão central: a fé cristã como cosmovisão, essência e fundamento da minha vida, ao menos nos últimos quatorze anos.

Por isso, em quase tudo, não é difícil perceber a orientação dos versos e a sujeição deles à pessoa de Cristo. Ainda que não seja citado diretamente, a inferência ao seu governo é recorrente e está nas entrelinhas e subliminarmente. Não podia ser de outra maneira, visto a excelência da sua Pessoa e a minha completa dependência dEle.

Alguém pode dizer que a minha impressão, estilo e imaginação é excessivamente pessimista em relação à vida, às pessoas e o futuro. Realmente, não posso ser considerado um otimista quanto a este mundo. Não nutro qualquer esperança no homem, nas ideologias, nos sistemas, no intelectualismo, ou nas ciências; de alguma forma, muito menos nas religiões. Entretanto, não sou um pessimista completo e incorrigível, pois nutro a esperança viva de que, naquele glorioso dia, o dia do Senhor, o verei face a face, e nenhuma tristeza, angústia, dor, e dúvidas se farão presentes na vida.

O cristianismo somente vive na pessoa de Jesus e sua Igreja (a verdadeira, aquela resgatada pelo seu sangue), e ainda que possa ser interpretado por várias correntes, a verdade existe e subsiste nele e por ele. Então, se o pessimismo exagerado quanto ao mundo em si se sobressai no meu pensamento, em contrapartida existe uma esperança viva, otimista, exultante, em relação ao Porvir, naquele que é o Senhor do tempo, do passado, presente e futuro, mas também da eternidade.

Com isso, alguns podem sugerir que haja uma visão dicotômica da vida e que eu seja incoerente. A verdade, contudo, é que o homem sem Deus não me inspira qualquer confiança (ainda que eu tenha compaixão, assim como também necessitei de piedade), e mesmo a bondade possível nele, somente se realiza por meio dAquele que é, em si mesmo, o Bem por atributo; a natureza que o torna quem é, e da qual não pode prescindir, nem ser anulada.

E é nesse Bem que deposito a esperança, a expectação de uma existência em que, mais do que eu mesmo, serei mais dele, ao ponto em que nele serei encontrado. Como o apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas, este é o meu mais puro e ansiado desejo, o de proferir sinceramente: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim!”.

Essa é a glória a se buscar, a “cobiça” maior à qual o homem deveria se entregar, perseguindo-a como o bem mais precioso e enlevado, e na qual, desde algum tempo, tem sido o anelo da minha vontade. E que ela, como todo o meu ser, esteja cativa e submetida à perfeição, santidade e graça do Filho.

Se eu conseguir, de alguma maneira, que você leitor veja-o assim como o vejo, já me darei por satisfeito, e em plena alegria. Porque a vida, sem dar a glória e o louvor devidos a Cristo, é como uma sinfonia tocada à perfeição para uma plateia de surdos.

Trecho extraído do livro Arpeggios Insulares: Poemas de Morte e Vida do escritor e poeta Jorge F. Isah, publicado pela Kálamos Editora.

Compartilhe!