Pular para o conteúdo

O que é Escatologia?

o que e escatologiaEscatologia é área da teologia que trata dos últimos eventos da história do mundo e do destino final da raça humana, tendo como foco especial o estudo das profecias bíblicas referentes ao retorno de Cristo, ressurreição dos mortos, juízo final e eternidade.

O estudo escatológico é dividido, geralmente, em quatro linhas de interpretação: amilenismo, pós-milenismo, pré-milenismo e dispensacionalismo. A diferença essencial entre elas se encontra no entendimento que possuem sobre o milênio, tema encontrado no capítulo 20 do livro do Apocalipse:

“Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.” (Apocalipse 20:4)

Existirá um tempo de 1000 anos literais em que Jesus Cristo reinará pessoalmente aqui na terra? De forma bastante resumida, analisaremos as quatro principais correntes de pensamento sobre o fim dos tempos:

  • Amilenismo: os amilenistas entendem que os acontecimentos narrados em Apocalipse 20 já estão ocorrendo desde a primeira vinda de Cristo (isto é, já estamos no “milênio” e não haverá um reino milenar e físico de Cristo na terra) e que Jesus voltará uma única vez, momento em que ocorrerá o juízo final.
  • Pós-Milenismo: o entendimento pós-milenista também afirma que o milênio não é literal, mas acredita que virá futuramente, antes de Jesus Cristo voltar, e será uma era de prosperidade sem medidas do Evangelho e da Igreja antes do juízo final.
  • Pré-Milenismo: já os pré-milenistas ensinam que Jesus virá antes do milênio (literal) e após a grande tribulação (a Igreja passará por este período).
  • Dispensacionalismo: também conhecida como pré-milenismo dispensacionalista, esta linha afirma que a vinda de Jesus Cristo ocorrerá em duas fases: a primeira para arrebatar a Igreja e a segunda, com a Igreja, após a grande tribulação para instalar seu reino milenar. Só depois ocorrerá o juízo final.
  • escatologia mapa
    Seja qual for a nossa posição em relação ao milênio, precisamos entender que Satanás será derrotado definitivamente e que Deus cuida dos seus santos. Com isso devemos descansar nestas certezas.

    Por Hugo Mallosto, com informações de:
    – Bíblia de Estudo de Genebra – 2ª Edição Revisada e Ampliada – SBB – Editora Cultura Cristã;
    – Manual Bíblico Vida Nova – David S. Dockery, Ed. – Editora Vida Nova;
    – Wikipedia.

    Compartilhe!