Pular para o conteúdo

Entrevista com Armando Marcos – Projeto Spurgeon

entrevista com armando marcos projeto spurgeonEsta é mais uma entrevista dos Internautas Cristãos, a exemplo de outras que já realizamos anteriormente, como esta com Jorge Fernandes, autor do blog Kálamos.

O entrevistado desta vez é o Armando Marcos, do Projeto Spurgeon. Confira a entrevista:

O que é o Projeto Spurgeon?

Projeto Spurgeon é um blog que nasceu em 2009 quando senti que deveria reservar um espaço a parte dos textos do Spurgeon que eu postava em Proclamando Cristo Crucificado. Eu percebi que a grande maioria das postagens nesse blog eram do Spurgeon. Também percebi que na web praticamente não existiam sites onde você pudesse achar material do Spurgeon, a não ser na seção que existia no Monergismo e na Editora Fiel, e alguma coisa no site do Josemar Bessa, de resto, só material espalhado, esparso, sem nenhum tipo de organização. Também há um PDF que é distribuido na net, mas que nada tem nele além de textos do Monergismo compilado. Isso também foi um incentivo para um projeto próprio.

Projeto Spurgeon resumidamente é o que nosso moto diz “Projeto Spurgeon – Poclamando a Cristo crucificado”, pois através dos escritos do Spurgeon, que são muitos, nossa meta e intenção é proclamar a Jesus Cristo e Seu evangelho a todos que acessam nossos recursos, tanto no site como nas redes sociais e em outros blogs. Não é somente uma defesa do Calvinismo em si, mas uma aplicação dele, pela web, de forma consistente teologicamente e na prática, e de edificação da Igreja, pastores e estudantes, proporcionando base sólida para o estudo das Escrituras.

O Projeto Spurgeon não é idólatra ao colocar Spurgeon num pedestal?

Não, e eu tento tomar o máximo cuidado para que não descambe nisso. O fato do Projeto em si foi uma escolha de pregar o Evangelho por esse meio, que é muito amplo e vasto (existe muito material dele na web em outras línguas, e pouco na nossa), com muita facilidade. Hora e meia traduzimos obras de outros autores e pregadores, apoiamos muitos sites diversos de Spurgeon, e nosso foco com o projeto é a glória de Deus, por meio de Cristo, pela pregação do Evangelho e edificação da Igreja pelo bom conteúdo teológico e pelas exortações práticas.

Se Deus usou a pregação de Spurgeon nos seus dias, por que não pode usar hoje? Se Spurgeon acreditava que o poder da Palavra pregada era tanto, que o Espírito poderia atuar na salvação de muitos por meio da publicação de sermões, por que não traduzir algo dessa obra e deixar o Espírito usar hoje esse material antigo? Nós sabemos que hoje é muito difícil que as pessoas leiam algo grande na net, mas quem sabe amanhã? Quem sabe quando alguém irá imprimir algo e distribuir? O ponto não é Spurgeon, e sim Jesus, e Ele corretamente anunciado e proclamado.

Quem foi Charles Haddon Spurgeon?

Eu editei a página do Spurgeon na Wikipédia (antes ela era minúscula, sem quase nada de informação, hehe). A mesma pode ser acessada em: pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Spurgeon

Quem é Armando Marcos?

Meu nome é Armando Marcos Pinto, sou gestor de negócios imobiliários por formação, e trabalho como promotor. Moro em São Paulo com meus irmãos Otávio e Felipe e minha mãe Sônia. Converti-me em 2002.

Por que o interesse pelas obras de Spurgeon?

Meu interesse começou ainda em 2005 e 2006, quando entrei em contato com os sermões dele pela web. Porém, consistentemente, na forma do Projeto, começou em 2008 e 2009. Em 2008 ganhei, pela Felire, um kit de livros de Calvino e J.C.Ryle em espanhol, e começei a ler em espanhol mesmo. Então me toquei que não seria tão difícil assim traduzir do espanhol para o português (claro, isso levando em conta o uso de um bom dicionário online, rs).

A partir disso comecei a pesquisar na net por material evangélico, em especial reformado e em espanhol, e achei o site Spurgeon Audio. Comecei a ouvir um sermão atrás do outro. Foram uma benção para mim, eles e os vídeos de John Piper e Paul Washer, que me abriram os olhos para perceber o que era realmente o Evangelho e as distorções que alguns fizeram dele. O Senhor usou esses meios para me fazer entender várias doutrinas e tirar dúvidas complicadas, como a eleição, a predestinação, o monergismo, a relação fé-obras, etc.

A partir disso, e de ler mais em espanhol (os livros que ganhei e os sermões do Spurgeon) achei que poderia começar a traduzir alguns sermões, e ampliar o leque deles disponível em português. Reparei que muito do que era traduzido do Spurgeon na web eram sermões que sempre focavam o calvinismo e as doutrinas calvinistas, mas ouvindo os sermões do Spurgeon e de outros, achei que seria necessário ampliar.

Como você avalia a situação da igreja brasileira atual?

Bem, tratarei só de uns aspectos: muito disso pode ser discutido, a começar quais realmente são as igrejas. Eu sinceramente creio que, do jeito que a coisa tem ido, é capaz do Brasil se tornar um arremedo do que os EUA já foram, uma nação evangélica, sim, mas depois só de nome.

De um lado, a igreja brasileira precisa de um genuíno avivamento: eu creio sinceramente que no Brasil o Senhor tem usado a Internet para esse propósito, divulgando para muitos o Evangelho. Mas é necessário que isso seja visto como uma questão de Igreja e de pessoas comprometidas com o avanço do Reino. Isso precisa passar para vida prática da Igreja, da evangelização e do culto e comunhão com os irmãos.

Em segundo lugar, precisamos parar de tratar a Palavra de Deus e o culto a Deus como algo leviano e secundário. O estudo da Palavra é essencial, evita muito das heresias e erros da Igreja, e isso deve ser incentivado de forma ordeira. Devemos levar a sério o culto ao Senhor; não que eu seja a favor de um princípio regulatório, ou algo assim, mas muitos consideram a Igreja como apenas um clube, ou como uma agência lotérica, onde a pessoa saca o que precisa e pronto.

Em terceiro, creio que a Igreja brasileira tem que parar de ser individualista e orgulhosa; muito do que acontece de errado em algumas igrejas é fruto da vaidade de pregadores e líderes. Por outro lado, muitos só querem saber da ideia ou teoria de seu pastor e ministério. Isso tudo tem que ser provado pela Palavra. Também, a igreja como corpo precisa voltar à ideia de que somos um conjunto, não podemos ter uma comunhão artificial de 15 minutos num domingo, e no resto da semana cada um cuida de si e Deus de todos. Isso, a meu ver, é essencial para acabar com a cultura do individualismo existente em muitos lugares.

Qual a relevância das obras de Spurgeon para a igreja brasileira atual?

Creio ser muito relevante por algumas razões:

1º Mostra que o amor a Jesus e à Sua palavra, e o estudo e paixão por ela, deve ser essencial para todos os que estão se preparando para o ministério.

2º Entender que Jesus e a conversão deve ser prioridade de todo aquele que é crente. Como Spurgeon mesmo disse: “todo cristão ou é um missionário ou um impostor”.

3º É importante para aclarar muita coisa mal dita e mal explicada. Spurgeon, a meu ver, é prático na aplicação do Evangelho, e não fica se preocupando com miudeza, mas antes, ele trata do essencial. Ele é sim um defensor ao máximo do Calvinismo, mas não fica preso nisso, ele aplica a verdade na prática e em obras (ele fez muita coisa em vida demonstrando o reino de Deus por suas ações).

4º Que a glória de Deus é prioridade, que o Senhor é Deus, que Cristo é maravilhoso, e que é digno de ser louvado e honrado com uma vida de boas obras e de devoção a Ele.

Qual a relevância de Spurgeon para a igreja brasileira atual?

1º Spurgeon deve ser visto como um exemplo de fé e amor simples a Cristo e Sua palavra.

2º Spurgeon deve ser visto como alguém que se entregou completamente ao Senhor, mas que não foi perfeito e errou em muitas coisas.

3º Spurgeon deve ser visto mais pelo que ele pregou do que pelo que ele fez em si. Muitos admiram a inteligência de Spurgeon e a sua obra, mas devemos focar a causa disso, Cristo, e este crucificado, e não Spurgeon em si.

4º Spurgeon deve ser exemplo de que Calvinismo não é sinônimo de intelectualismo. Ele foi privilegiado em muitas coisas, mas não de uma forma somente acadêmica, mas prática e para que TODOS entendessem e compreendessem o Evangelho.

5º Spurgeon deve ser visto como exemplo de firmeza doutrinária, e de alguém que teve coragem de defender a fé e o Evangelho contra tudo e todos, e contra toda tendência moderna de sua época que ainda faz muito mal hoje em dia (liberalismo e pragmatismo).

Além de Spurgeon, quais outros teólogos e pregadores você recomenda?

Recomendo muito que todo que está começando na fé, ou que está começando a entender algo do Calvinismo, leia primeiramente Calvino, especialmente as Institutas da Religião Cristã, de ponta a ponta. Eu li (do conjunto da Felire) e achei que Calvino trata de muitos assuntos ligados à fé cristã e à Igreja que são essenciais e que todo cristão deveria entender. Não sei se é a tradução, mas para mim a leitura de Calvino foi fácil e muito prazeiroza. Muito do que ele diz nas Institutas surpreende muito calvinista (creio que “Calvinismo”, como conhecemos, veio mesmo de Dort).

Gosto muito dos livros e escritos de Martin LLoyde Jones e J.C.Ryle, são muito fáceis e práticos, mas com muita profundidade teológica e percepção espiritual. Recomendo-os com gosto.

Dos pregadores de hoje, gosto muito do Paul Washer, a meu ver ele é o George Whitefield de nossa geração. Ele prega a Palavra com paixão, e mostra essa paixão não como algo fingido, e explica e prega a Palavra de Deus com temor e tremor; sou muito abençoado por ele.

Também gosto e recomendo muito John Piper, John McArthur, Peter Master, Robert Murray McCheney, Arthur Pink e John Bunyan; com certeza, quem puder adquirir livros e sermões deles, não perderá dinheiro rsrs. Dos arminianos, gosto dos sermões do Ravenhill e do Wilkerson.

Para quem entende espanhol, recomendo os sermões do pastor Paco Orozco, em Sermones Biblicos. Eu ouço sempre, são uma benção, é um pastor reformado do México. Vale a pena a ouvida, hehe.

Deixe uma palavra final aos leitores

Ame ao Senhor acima de tudo, e a Cristo. Procure entender o Evangelho o máximo que puder, viva para ele, imite a Cristo. Se você está começando a ouvir e a ler sobre Calvinismo, não se preocupe em entender tudo sobre ele, nem fique apaixonado por discutir uma ou outra questão. Com calma, clame ao Senhor que lhe guie, e estude e leia a Bíblia de forma ordeira e sem desespero.

E também, não deixe de comungar com os irmãos, mesmo que eles não entendam tanto disso e daquilo como nós. Uma coisa que eu evito muito é me achar mais entendido que outro. Eu não sou, ninguem é, todos sabemos em parte. Só no final conheceremos como devemos.

Compartilhe!